domingo, 20 de março de 2011

Olhando para o lado

 “Numa sociedade decadente, a arte, se verdadeira, também deve refletir essa decadência. E a menos que ela deseje trair a sua função social, a arte deve mostrar o mundo como mutável, e ajudar a mudá-lo.”- Ernst Fischer


  Olá pessoal! Hoje depois de um longo período carnavalesco sem escrever nada voltamos a postar.
  Bem, hoje eu não vou escrever um texto quilométrico, nem pisotear nenhuma truta. Quero compartilhar com vocês coisas que tenho escutado e que tem me inspirado muito, algumas músicas que são tradicionais, mas que infelizmente os anos vêm apagando sua expressão nas culturas em que pertencem dando lugar a músicas feitas num molde industrial, aquelas músicas que chegam as nossas casas pela internet, rádio e TV prontinhas pra gente ouvir. Não quero que o que acabo de escrever seja ligo como uma crítica ou como uma mágoa, mas sim como uma constatação, o mundo se transforma, para alegria de uns e tristeza de outros.
   Algo muito relevante sobre o que quero mostrar hoje é como a relação com a música de nossos antepassados era totalmente diferente da nossa, muitas dessas músicas foram feitas para um pequeno grupo de pessoas e muitas vezes o público também é executante da peça, outras, são tão antigas que nem se sabe quando foi feito e quem fez, mas uma nação inteira canta a canção até os dias de hoje, enfim o que eu quero mostrar com isso é que existe muito mais coisa por aí do quê o que chega fácil na gente e mesmo que vocês não gostem das músicas que eu estou passando pra vocês, eu incentivo para que investiguem e não sejam condicionados a simplesmente aceitar o que lhes chega com tanta facilidade. Tem muita coisa boa por aí que nem está tão escondida assim, é só da uma olhadinha pro lado de vez em quando.
  Eu estou preparando um projeto para a lei do incentivo à cultura para a realização de um espetáculo musical de músicas tradicionais dos povos com arranjos para instrumentação ocidental. O repertório já está fechado e eu fiz uma playlist no you tube para mostrar para as pessoas as músicas envolvidas nesse projeto. Uma das coisas mais bonitas disso é poder escutar todas essas línguas diferentes, sair um pouco do português, inglês e espanhol é muito bom, mesmo que a gente não entenda, achar tradução não é difícil. Basicamente todas as letras falam de tradições dos povos.
  Bom proveito o endereço da lista é:

 http://www.youtube.com/watch?v=C5HGlcs0Vj0&playnext=1&list=PL1A455A812513C985

  Abraços!!!

  Pex
 
P.S. Muitas pessoas vem encontrando dificuldades em postar comentários no nosso blog, nós já estamos tomando providencias pra resolver isso.


4 comentários: