quinta-feira, 24 de março de 2011

ROUND 1


FIGHT!


"Vai ser preciso muito mais pra me fazer recuar
Minha auto-estima não é fácil de abaixar
Olhos abertos fixados no céu
Perguntando a Deus qual será o meu papel
Fechar a boca e não expor meus pensamentos
Com receio que eles possam causar constrangimentos
Será que é isso? Não cumprir compromisso
Abaixar a cabeça e se manter omisso
A hipocrisia, a demagogia
Se entregue a orgia, sem ideologia
A maioria fala do amor no singular
Se eu falo de amor é de uma forma impopular
Quem não tem amor pelo povo brasileiro
Não me representa aqui nem no estrangeiro
Uma das piores distribuições de renda
Antes de morrer, talvez você entenda
Confesso para ti que é difícil de entender
No país do carnaval o povo nem tem o que comer
Ser artista, popstar, pra mim é pouco
Não sou nada disso, sou apenas mais um louco
Clamando por justiça e igualdade racial
Preto, pobre, é parecido mas não é igual
É natural o que fazem no senado
Quem engana o povo simplesmente renuncia o cargo
Não é caçado, abre mão do seu mandato
Nas próximas eleições bota a cara como candidato
Povo sem memória, caso esquecido
Não foi assim comigo, fiquei como bandido
Se quiser reclamar de mim, que reclame
Mas fale das novelas e dos filmes do Van Damme
Que teve no Brasil, no programa do Gugu
Rebolou, vacilou, agaixou e mostrou o...
Volta pra América e avisa pra Madonna
Que aqui não tem censura, meu país é uma zona
Não tem dono, não tem dona, o nosso povo tá em coma
Erga a sua cabeça que a verdade vem a tona
É, Mantenho minha cabeça em pé
Fale o que quiser pode vir que já é
Junto com a ralé
Sem dar marcha-ré
Só Deus Pode Me Julgar
Por isso eu vo na fé"






Outro dia, falando com meus alunos em sala de aula, discutíamos sobre o Rap...




"O que é o Rap?
O termo RAP significa rhythm and poetry ( ritmo e poesia ). O RAP surgiu na Jamaica na década de 1960. Este gênero musical foi levado pelos jamaicanos para os Estados Unidos, mais especificamente para os bairros pobres de Nova Iorque, no começo da década de 1970. Jovens de origens negra e espanhola, em busca de uma sonoridade nova, deram um significativo impulso ao RAP."




Engraçado como o Rap cativa às crianças e jovens (de todas as idades) de todas as classes sociais, mas principalmente a classe Pobre, Baixa, Menos Favorecida, ou seja lá como queiram chamar. Esses jovens se identificam muito com o ritmo e a poesia Rap, é quase como um manifesto sobre sua situação.


O Funk habitual muitas vezes é deixado de lado, quando uma música (trecho) como essa citada a cima toca.


Por que?!


Por que tanta desigualdade?! 


O Rap hoje em dia é um manifesto descarado, que se faz contra toda essa desigualdade social que a Democracia e o Capitalismo nos trouxeram como presente.


O mais interessante, é você discutir em sala de aula sobre o Rap, o Funk, e a vida difícil que as pessoas levam em comunidades, e que alguns acabam se guiando pro caminho do tráfico...e ver alunos chorando porque seus amigos e até mesmo familiares já sofreram demasiadamente com essa questão de traficantes e policiais, balas perdidas,...


Esse ritmo e essa poesia, precisam ser realmente ligados à voz dos "oprimidos", precisa ser mesmo uma válvula de escape para todo esse sufoco e humilhação que muitos tem que passar todos os dias? Isso não só no Brasil....


Aceito opiniões...




ps.: Sei que nem tudo são tudo flores..............
ps².: ...............mas o tema é esse..........critique sem moderação!!!




d'Mo-Tik


http://www.vagalume.com.br/mv-bill/so-deus-pode-me-julgar.html#ixzz1HY16s8WY
http://www.suapesquisa.com/rap/

Nenhum comentário:

Postar um comentário