terça-feira, 19 de abril de 2011

Invasão do "Tio Renato" parte 2

"O talento, na música mundial, se tornou uma questão muito rara, só poucos privilegiados conseguem esse grande dom Divino. Na música, talentosa é aquela pessoa que consegue vender mais discos, que consegue mais downloads na internet, que consegue que menininhas pré-adolescentes e adolescentes fiquem gritando estéricas em aeroportos, hóteis, causando uma histeria desnecessária, quase estourando nossos tímpanos de tanto que aquelas meninas gritam, e o pior é que as cordas vocais delas não quebram  (essa eu vou perguntar na sala de aula) elas aguentam horas naquela miserável situação. 
   De certa forma concordo; pois no mundo de hoje, qualquer pessoa que conheça alguém famoso, ou seja filho de famoso, consegue um prestígio, uma fama não justificada por a + b, por exemplo, Preta Gil, aonde que aquela mulher tem talento?! Mas por causa que seu pai é um grande talento da música (sem zoação), uma personalidade, ela acha que tem direito de se apresentar em público, mesmo não tendo o menor talento e errando as notas mais fáceis, que criancinhas de primário conseguem cantar (não desmerecendo as criancinhas do primário, pois eu estou um pouco acima delas). Uma coisa é cantar bem, dançar bem, outra coisa é ser um artista da música, que vive e suspira a música, que em tudo que toca e vê se lembra ou dá vontade de tocar e cantar, mas os artistas, como alguns que estão por aí, fazendo um sucesso enorme, sem o menor motivo ou razão, não tem essa essencia, esse dom, esse místura, diria mais, não tem uma alma musical igual a alguns artistas do passado, como Michael Jackson, James Brown, esses são mitos, verdadeiras lendas da músicas que serão lembrados em várias situações e num futuro muito, muito distante.
    Uma coisa do texto que eu não concordo é esta citação: "Só pra finalizar eu vou passar um link de uma rádio muito legal que toca muita coisa de gente talentosa de verdade do mundo inteiro e que infelizmente não toca na MTV". A MTV, é um dos únicos canais, da televisão aberta, que mostra clipes de artista que realmente tem uma alma de artista, um "Q" a mais que os outros não tem, e são melhor que muitos artistas nacionais nomeados, e até internacionais, como por exemplo, Lady Gaga, Restart, Cine,  Callypso, (nada contra essas pessoas, nem as conheço pessoalmente),  entre outros nomeados artistas que não tem o mínimo talento, não tem a menor condição de  gravar um disco, muito menos cantar para um público de mais de 20.000 mil pessoas, isso quando eles tem pouco público. Quando vejo algumas estatísticas de artistas, como premiações do Grammy, da  MTV, entre outras, dão prêmios de melhor artista do ano para esses certo "figurões do circo, com roupas de gala, e muitos fãs", enquanto pessoas batalhadoras, e realmente talentosa ficam presas, no anonimato, cantando em beiras de estradas para pessoas sem o menor senso crítico do que uma música de qualidade, para ganhar uma merreca por apresentação.
  Mas a realidade, é que no cenário mundial, música é mais que ter talento ou não, envolve várias outras situações, como ser rico ou pobre, ter uma família  rica e famosa e de alta sociedade, e  claro ser bonito ou feio, mas essa questão é subjetiva, por exemplo, a Beyoncé ou Beyonce, como preferir, é com certeza uma artista sem a menor sombra de dúvidas, mas há pessoas que não conseguem ver isso e acham que um pirralho adolescente que mal sabe trocar as fraldas,(julguem e pensem em que estou falando) é mais talentoso do que uma diva, uma estrela, uma artista completa, que canta muito, muito bem, dança melhor ainda e nem se comenta que isso que é mulher de verdade, ás vezes, queria ter a sorte do Jay-Z, para quem não sabe, é o marido dela, de casar e todo dia dormir e acordar com aquela mulher. Mas voltando para o assunto inicial, nunca pode se comparar dois artistas, pois muitas vezes isso seria uma grande covardia, como se comparar um mito, com uma simples criança, uma grão de areia, num grande universo. Para finalizar, qualquer crítica ou se quem ler esse meu simples texto gostou, ahh, não faça nada, pois esse texto é um exemplar, único e que nunca mais se repetirá, pois fui obrigado por um professor a fazer esta redação, mesmo contra a minha vontade."



                                                                                          L.F. & M.S.
  
Você que não é Diva coisa nenhuma, que não é um Universo, um Cosmos. Você, que não é ponto de Referência Musical....


Só as Divas de verdade conseguem fazer essa posição.......quero ver tentar em casa!!!


rsrsrsrsrs




Um abraço a todos os leitores


Prof.: Renato

5 comentários:

  1. Todo mundo tem suas fases na vida. Mas o periodo musical de cada ser é o periodo da vida. Por assim ser, vamos que vamos, adoçando e musicando a vida, com nossos erros e acertos, porque somos todos iguais. Gostei. Feitosa dos Santos

    ResponderExcluir
  2. Interessante a perspectiva de um aluno de colégio sobre talento, música e arte...ou quem é artísta e/ou oportunista. De fato a questão da fase da vida influencia muito nas opiniões, embora eu não compartilhe das opiniões deles, as respeito.

    ResponderExcluir
  3. o importante é continuar discutindo, conhecendo, ouvindo e assim seremos capazes de compreender cada dia mais o que é a música. Cada um deve ter a sua resposta, pois a música é única e provoca sensações diferentes em cada um. O negócio é descobrir tudo isso em si mesmo e respeitar a sensação dos outros. Bjsssss, Gi

    ResponderExcluir